segunda-feira, 14 de maio de 2012

Patente cearense disponibiliza tablet em braile


Equipamento também possui a função de sintetização de voz e deverá estar no mercado a partir do ano que vem
Um dos principais desafios dos deficientes visuais é ter acesso a leitura em braile de 100% de qualquer texto produzido no Brasil ou no mundo. Esse sonho deve ser possível a partir de 2012 graças ao Projeto Portáctil desenvolvido por professores do Instituto Federal do Ceará (Ifce) juntamente com a empresa incubada AED Tecnologia. O equipamento é capaz de permitir a leitura de documentos impresso ou digitalizados, bem como a escrita de documentos, utilizando uma ou mais células braile.

A câmara do tablet fotografa a folha do livro, que é escaneada em OCR e transformada em texto editável. "O tablet, que possui a interface feita no Android, permite comunicar via bluetooth para mostrar numa célula braile com formato de mouse o que está sendo lido no texto, dando ao usuário total controle de navegação sobre o texto exibido nessa modalidade de linguagem", explica um dos "inventores" pertencente à empresa incubada, Heyde Leão.

Um comentário:

  1. Olá Marciano,
    adorei conhecer seu blog e ainda mais com essa noticia sobre o tablets.... como deves estar sabendo os professores do ensino médio receberão um tablet e receberão formação... e com essa possibilidade de inserirmos as TAs.
    Valeu! e sucesso nessa caminhada.

    ResponderExcluir